Ingredientes:
600 g de frutas vermelhas misturadas (amora, framboesa, morango, groselha, etc).
Gelatina:
2 taças de vinho rosado seco
2 1/2 folha de gelatina sem sabor
5 colheres (café) de adoçante
5 folhas de hortelã fresco.
Calda
150 g de framboesa
1/2 limão em suco
4 colheres (café) de adoçante (stévia)
2 colheres (sopa) de água
Modo de fazer:
Lave as frutas com cuidado, retirando cabos e folhas. Coloque sobre um pano para secar bem. Coloque as folhas de gelatina de molho numa xícara de água fria e reserve. Ferva o vinho durante 2 minutos para evaporar o álcool. Dissolva a gelatina no vinho quente.
(no texto original não fala, mas acredito que tenha que jogar a água da gelatina, se possível e se for a gelatina em laminas, e dissolver a gelatina só no vinho. Se for em pó, talvez dê para dissolver direto no vinho. Não ficou muito claro na receita, mas acredito que não vai alterar a receita toda se fizer como diz ali).
Deixe esfriar durante 20 minutos. Coloque o adoçante e misture. Divida as frutas em 4 porções e coloque em taças de sobremesa. Pique as folhas de hortelã e espalhe sobre as frutas. Preencha as taças com a gelatina. Coloque na geladeira para endurecer durante pelo menos 2 horas.
Preparo da Calda:
Coloque as framboesas no liquidificador com o adoçante e o suco de limão e bata por 20 segundos. Despeje a calda numa vasilha peneirando. Eventualmente acrescente 1 ou 2 colheres de água, caso ela se apresente espessa. Coloque na geladeira.
ACABAMENTO E APRESENTAÇÃO
Coloque as taças de molho durante 5 segundos na água quente e desenforme sobre pratos. Decore o fundo e em volta da gelatina com a calda de framboesas e enfeite com alguma das frutas vermelhas.
Rende 4 porções – Calorias 84 por porção
Fonte: Receita retirada de recortes de revista antiga de dieta. Você pode substituir os ingredientes à vontade! Algumas partes do texto original foram reescritas!