Dicas de Dietas

Grãos

Grãos são fontes de proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais. Por terem baixo teor de carboidratos são grandes aliados na dieta.

PROTEÍNA VEGETRAL: feijões, ervilha, lentilha, soja e grão de bico são ótimos para quem quer perder peso, pois a proteína envia ao cérebro a mensagem que o corpo está satisfeito e é hora de parar de comer. CONSUMO: 1 vez ao dia

AVEIA: reduz o risco de desenvolver o câncer de intestino, diminui o colesterol ruim e controla o açúcar do sangue, além de aumentar a saciedade. CONSUMO: coloque de 2 a 4 colheres de (sopa) por dia em frutas, leite ou iogurtes, no café da manhã ou nos lanches. Também pode ser preparada como mingau: Misturar 2 colheres (chá) de aveia, 1 xícara (chá) de leite e 1 banana em rodelas. Misture tudo, leve ao fogo médio e mexa sem parar, até engrossar. Consuma com moderação pois pode engordar.

LINHAÇA: é rica em substâncias como a lignana e o fitoestrógeno, que auxiliam na perda de peso, pois controlam o apetite e reduzem a gordura no organismo. Suas fibras absorvem água e formam um gel, aumentando a sensação de saciedade. CONSUMO: 2 colheres (sopa) por dia. Triture a semente no liquidificador e guarde em um pote escuro com tampa na geladeira por até 3 dias. Coloque em frutas, sucos, iogurtes, leite, saladas e receitas de pães, bolos e até massas caseiras.

FEIJJÃO-BRANCO: dá saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. Possui uma proteína que faz com que o organismo absorva menos carboidrato, ajudando na perda de peso. CONSUMO: para fazer a farinha de feijão-branco, lave os grãos e deixe secar no sol. Triture no liquidificador, peneire e passe no processador. Coloque 1 colher (chá) rasa em 1 copo (200ml) de água e beba 30 minutos antes das refeições.

QUINOA: excelente fote de proteínas, vitaminas e minerais, com baixa concentração de carboidratos e gorduras, além de fibras que prolongam a sensação de saciedade. CONSUMO: ideal para substituir o arroz com feijão. Coma de 2 a 3 xícaras (chá) por semana. Pode ser encontrada como farinha (para preparar tortas e bolos), em flocos (salpicar em frutas, iogurtes e leite, fazer mingau ou engrossar sopa) em grãos (para fazer saladas, risotos e sopas).

CAFÉ: a cafeína tem ação antioxidante e estimulante, aumentando o metabolismo e ajudando na queima de calorias. CONSUMO: 3 xícaras por dia.

Fonte: Revista Malu Nº 17 ano 4

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